TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
Componentes do Grupo: Franciele Rodrigues, Keli Salvador,
Franciele Mara, Priscila Lanes.
Através da aplicação da tecnologia na
educação será possível mudar esta perspectiva, pois o desenvolvimento de novas
tecnologias, que tem provocado uma revolução silenciosa na sociedade, também
tem transformando os meios de fazer negócio, o modo de trabalhar das pessoas,
também tem permitido outras possibilidades de ensino/aprendizagem. Propiciaram
o desenvolvimento de novas alternativas na modalidade de Educação a Distância
(EAD), que combinam os já conhecidos recursos educacionais, com as ferramentas
das modernas tecnologias de informação e comunicação (TICs). O surgimento da
Internet tem transformado o modo de comunicação das pessoas e tem
possibilitando transformações na área educacional, como no caso da modalidade
de EAD, que utiliza seus mais variados recursos, e que vem atender às demandas
crescentes por ensino e aprendizagem. É neste contexto que a Educação a
Distância vem surgindo como uma das mais importantes ferramentas de difusão de
educação e conhecimento. A Internet, nos últimos anos, tem propiciado diversas
mudanças na área educacional, quer seja pela tecnologia utilizada, como também
na forma de apresentação do conteúdo didático de um curso. A mudança pode ser
percebida desde o escopo, o conteúdo e o oferecimento do ensino a distância. Por
estas razões o número de estudantes a distância, em todo o mundo, vem crescendo
33% anualmente, e segundo a ABED (2001) o ensino a distância vai se expandir e
terá alcançado a 2,2 milhões de alunos no Brasil, em 2002, o que representa um
crescimento de 33% ao ano, em relação aos 710.000 em 1998 (YONEZAWA, MORGADO e
REINHARD, 2001). Só a Open University, na Inglaterra, possui cerca de 150 mil
alunos inscritos em cursos de graduação, extensão, e pós-graduação a distância
(MEIRELLES e MAIA, 2001).
A receita gerada pela Educação a
Distância no mercado mundial, deve passar de US$ 6,6 bilhões em 2002 para U$
23,7 bilhões em 2006. No Brasil, a previsão para 2003 é de US$100 milhões
(LUSWARGHI, 2003). O aluno deve ser estimulado para estudar e pesquisar de modo
autônomo. Deve ser incentivado a fortalecer o aprendizado colaborativo, a
dinamizar a comunicação e a troca de informação entre demais participantes do
curso e, ainda, como forma de consolidar a aprendizagem, deve ser estimulado a
participar de atividades individuais ou em grupo. As habilidades dos alunos
poderão ser testadas pela apresentação de projetos, elaboração de trabalhos de
conclusão, participação em jogos de empresas, simulações e outros. A avaliação
poderá ser feita utilizando-se as mídias disponíveis no curso como a
videoconferência, a Internet ou as mídias tradicionais, seguindo critérios estabelecidos
pelos professores responsáveis por cada uma das disciplinas. Este novo aluno e
este novo professor ainda não existem. Precisam ser criados e, depois de
criados, aperfeiçoados continuamente nesta nova área de prática educativa.
Novas Tecnologias na Educação.
ResponderExcluirNovos tempos educacionais exigem que os professores devam compreender o uso dos meios tecnológicos como recursos pedagógicos escolhendo o recurso certo para determinado conteúdo a ser ensinado através de um bom planejamento. Escolher o conteúdo planejá-lo, dar preferência ao uso do recurso a ser utilizado e conhece-lo é reponsabilidade do professor. O uso das tecnologias em sala de aula cria um ambiente de interação e prazer entre professores e alunos, levando-os a integração, ao debate, a experimentação de novas situações elaborando novos conceitos. Isto colabora para que estimule nos alunos o censo critico. Usar o computador, telefone, tablet, a máquina fotográfica, internet e seus aplicativos faz parte da vida de cada jovem. O computador facilita a aprendizagem através de vários programas que poderá ser usado. Como por exemplo, o cmap Tool que criamos mapas conceituais, tornando aprendizagem significativa. O geogebra que permite elaborar figuras geométricas, pontos, retas, área, perímetro, arcos, círculos, calcular ângulo, paralelas, semirreta, construção de quadriláteros (losango, triângulos, trapézios, paralelogramos, retângulos, quadrados),funções, gráfico de funções parte algébrica, equações. O geogebra e um programa que contempla os PCNS, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A interface do geogebra permite a integração entre a álgebra e a geometria visualizando e criando figuras geométricas.
Polo: Cacequi r/s.
Aluna: Marta Regina Dias Ferreira.
Olá colegas
ResponderExcluirO uso de novas tecnologias é de extrema importância para o ensino da matemática, pois contribui de forma favorável para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, no entanto o computador é uma excelente alternativa para tornar as aulas mais atraentes e resgatando assim o interesse do educando pelos estudos, todavia trata-se de uma ferramenta que auxilia bastante na aprendizagem dos alunos, o uso de softwares educacionais oferece muitas potencialidades, podendo criar um ambiente agradável rico de imagens, fornecendo um estudo mais dinâmico e permitindo que os estudantes construam o seu próprio conhecimento.
Franciele Rodrigues
Polo: Cacequi
Olá !!!!
ResponderExcluirInfelizemente não conseguimos realizar a postagem do Blog 04, mas li todo o material da semana 11, e vejo que as colegas também o fizeram, trabalhar com essa nova ferramenta de ensino é muito importante, pois estamos abrindo novos caminhos de aprendizagem para nossos alunos e para nós mesmos, pois estamos aprendendo junto, é claro que nos deparamos com dificulades, estamos trabalhando como o "novo" para nós também, mas sem dúvida alguma é sim uma importante ferramenta para tornar a aprendizagem mais interessante e assim despertar o interesse pela busca do conhecimento além daquele transmitido em aulas, podendo eles mesmos aventurar-se ao novo mundo do educar, através das tecnologias disponíveis, o CmapTools é ótimos para confeccionar mapas conceituais...
Gostei muito do teu mapa, achei que abordastes muito o que o material da semana 11 apresentou.
Adriana de Moraes de Souza
Polo de Cacequi /RS
Adriana é muito importante saber que já temos novas ferramentas para motivar no futuro nossos alunos, pois não lembro das minhas aulas de geometria penso que não foram tão marcantes. Esta união de álgebra com geometria analítica irá facilitar a aprendizagem de outras pessoas. Gosto muito destes programas e procuro entender e compreender realizando as atividades que os professores nos desafiam a realizar. Marta Regina Dias Ferreira Polo: Cacequi R/s.
ResponderExcluirA tecnologia nos proporciona momentos importantes para acrescentar conhecimento porque desperta grande interesse a todos. Possibilita consultas imediatas daquilo que precisamos em momentos mais rápidos. Os alunos gostam muito de trabalhar com as novas tecnologias. Sirlei Bassan
ResponderExcluirA tecnologia na educação está em alta, os alunos do século xx querem novidades, coisas novas, e o computador é uma ferramenta muito boa para chamarmos a atenção e o interesse do aluno. Sonia Ziani
ResponderExcluir