sábado, 16 de novembro de 2013

Histórico do Colégio Estadual Professor Antonio Lemos de Araújo (CEPALA) 

O prédio escolar escolhido pelo grupo foi inaugurado no período Militar, em 18 de setembro de 1975, pelo Parecer nº440 do Conselho Estadual de Educação, onde foi inaugurada e entregue a comunidade cacequiense a Escola Polivalente. Assumiu como diretora a professora Lenir Neusa Krauspenhar Silveira e como vice – diretora a professora Rosabela Flores Almeida.

Através do decreto nº 24.459 de 22 de março de 1976 a Escola passou a denominar-se Unidade Estadual de Ensino. Em seu primeiro ano a escola contou com 978 alunos, assim distribuídos: 315 alunos de 6ª séries; 202 alunos de 7ª séries e 146 alunos de 8ª séries. A escola escolheu como patrono o ex professor Antonio Lemos de Araújo nascido nesta cidade, filho de Bento Araújo e de Jorgeta Lemos de Araújo, por ter sido membro de destaque na comunidade, brilhante amigo e companheiro de seus alunos. Através do decreto 28.222 de 05 de fevereiro de 1979 o nome passou para Escola Estadual Professor Antonio Lemos de Araújo – 5ª A 8ª série. Em 1980 foi criada a Escola Estadual de 2ª grau em Cacequi, funcionando no mesmo prédio da Escola Estadual Professor Antonio Lemos de Araújo- de 5ª a 8ª série. Em 1983 as escolas foram separadas. Ficou responsável pela direção da Escola de 2ª grau a professora Gleci Elesbão de Almeida e respondendo pela Direção da Escola de 2ª grau a professora Ana Maria da Silveira Berrueta. Em 1984 foi criado na escola o Curso Supletivo de Educação Geral do Ensino de 1ª Grau de acordo com a resolução do CEE Nº137/78, e teve seu 1º Plano Aprovado nos termos do Parecer do Conselho Estadual de Educação Nº 793/84.

Em 1985 pela Portaria Nº5776,através dos Pareceres Nº 119 e 245 da SEC, foi autorizado o funcionamento das Quatro Primeiras Séries do Ensino de 1ª Grau com implantação gradativa. A partir dessa data a escola passou a denominar-se Escola Estadual de 1ª Grau Professor Antonio Lemos de Araújo. Através da portaria Nº 14.644,de 04 de dezembro de 1985, ocorreu a unificação das escolas Antonio Lemos de Araújo e Escola de 2º Grau em Cacequi, passando a denominar-se escola de 1º e 2º Graus Professor Antonio Lemos de Araújo.Em 10 de janeiro tomou posse a 1ª diretora eleita Jussara Uiune Lemos Menezes.  Aos 15 dias do mês de dezembro de 1988 foi escolhida por eleição direta para diretora a professora Jenice Tascheto de Mello. Em 05 de dezembro de 1991 assumiu a direção da escola, como diretora nomeada, a professora Luiza Barbolina de Souza. Em 06 de abril de 1993, a professora Ana Maria da Silveira Berrueta. Em 2000 assumiu a direção a professora Maria Loiva Souza. Em 2002 assumiu a direção a professora Vera Maria Machado Fontes, que permaneceu por mais três gestões, tendo com vice diretores os professores Waldir Goersch, Mara Lemos e Denize Silveira.

A escola estadual professor Antonio lemos de Araújo esta localizada na Avenida Osvaldo Aranha, 156 no centro da cidade de Cacequi RS, pertencente à oitava coordenadoria regional de educação localizada na cidade de Santa Maria, atualmente na escola são oferecidos os cursos de Ensino Fundamental, Médio, Ensino Médio Politécnico, Eja Ensino Fundamental e Médio. Hoje temos como diretora deste educandário a professora Mara Lemos, tendo como vices diretores os professores, Waldir Goersch, Claudia Teixeira e Marion Brum Pires.

Características da Escola
Oferece Recuperação Prolongada
Oferece Matrícula com Dependência no Ensino Médio
Possui Laboratório de Informática

Serviços/Instituições
BIBLIOTECA ESCOLAR
CIRCULO DE PAIS E MESTRES
SECRETARIA
SERVIÇO DE ASSISTENCIA NUTRICAO ESCOLAR
SERVIÇO DE AUDIOVISUAL
SERVIÇO DE SUPERVISAO ESCOLAR
CONSELHO ADMINISTRATIVO PEDAGOGICO
CONSELHO ESCOLAR
SERVIÇO DE DIRECAO
CONSELHEIRO DE TURMA
DEPARTAMENTO DE INFORMATICA – INE

FILOSOFIA DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO

Na dinâmica da ação-reflexão-ação, conscientizar para transformar”.
Visa valorizar o ser humano como um todo, respeitando suas
individualidades. É preciso que se redefina com clareza e objetividade
o papel da escola frente ao contexto social em que está inserida.
Pondo em prática uma proposta de trabalho, visando uma educação
transformadora, identificando os caminhos que causam mudanças.
Baseado no Projeto Político Pedagógico que tem como pressuposto
básico a educação para todos. Neste contexto, é necessário que o
aluno seja capaz de questionar, criticar, participar, transformar,
construir e transcender na busca da verdade, para uma vivência
voltada ao ser, ao conhecimento de si próprio e a razão de sua
existência.


FINALIDADES DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO

O estabelecimento de ensino tem como finalidades:
a) interação entre a comunidade escolar;
b) assegurar a formação comum indispensável para o exercício da
cidadania;
c) oportunizar conhecimento universal, fundamentado em valores
humanistas como: solidariedade, honestidade e respeito às
diferenças;
d) propiciar o desenvolvimento do educando, formando sujeitos
críticos e transformadores da realidade;
e) proporcionar meios para progredir no trabalho e em estudos
posteriores.


OBJETIVOS DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO

Garantir ao aluno acesso à escola, proporcionando-lhe oportunidades
de permanência e de igualdade de condições de aprender e de saber
para que seja capaz de questionar, criticar, participar, transformar,
construir e transcender na busca da verdade, visando fortalecê-lo
como indivíduo e como grupo que compõem uma sociedade.
 


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

a) Garantir o acesso e permanência do aluno, independente da faixa
etária, credo religioso, contribuindo assim com a sua promoção como
ser humano;
b) Sanar ou diminuir os índices de repetência e evasão;
c) Planejar de forma coletiva e participativa as decisões
administrativas, financeiras e pedagógicas da escola;
d) Proporcionar condições para que a escola seja um espaço de
construção coletiva do conhecimento;
e) Criar mecanismos pra que todos os segmentos que compõem a
comunidade escolar possam compartilhar com responsabilidade e
democracia das decisões da escola;
f) Valorizar o lazer, esporte e cultura;
g) Promover o ser humano em todas as suas dimensões, condizentes
com os interesses da comunidade e coerente com o processo
democrático;
h) Promover e valorizar a capacidade de professores e funcionários.

REFERÊNCIAS

CEPALA. Na Dinâmica da Ação-Reflexão-Ação, Conscientizar Para Transformar disponível em, http://cepalacacequi.blogspot.com.br/, acesso em 14 de novembro de 2013.

Componentes do grupo: Franciele Rodrigues, Keli Salvador, Priscila Lanes e Franciéle Mara.

4 comentários:

  1. Olá alunas!
    Muito interessante a história desta escola, só senti falta de algumas imagens como fotos.
    Penso que vocês poderiam ter entrevistado pessoas que já passaram pela escola, como ex alunos, ex professores e ex diretores.
    O que esse tipo de trabalho resulta para a formação profissional de cada uma de vocês?
    Abraços
    Fabiane

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  2. Olá professora infelizmente não conseguimos fotos antigas dessa escola, porém acredito que a maioria dos colegas já estudaram nessa escola e portanto podem deixar algum comentário sobre a mesma.

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  3. A escola Estadual Professor Antonio Lemos de Araújo, evoluiu bastante nos últimos anos, hoje ela conta com vários alunos no ensino fundamental, médio e eja, atualmente é considerada uma das maiores escolas do município de Cacequi.
    Franciele Rodrigues
    Polo: Cacequi

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  4. Gostei muito desse trabalho sobre a Escola Antônio Lemos de Araújo,trabalho nessa escola á vinte anos, no entanto tem muitas coisas que a gente não sabe, legal colegas e parabéns. Sonia Ziani

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