segunda-feira, 11 de novembro de 2013

HISTÓRICO DA ESCOLA ESTADUAL MARECHAL HERMES DA FONSECA CACEQUI-RS


                      A Escola Marechal Hermes da Fonseca foi criada em 30 de maio de 1930, pelo Decreto de Criação n 4528, D.O. de 30/05/1930, sendo construída pelo Governo Federal cujo Presidente da República, na época, era Getúlio Vargas. Nessa época o município de Cacequi não era emancipado e pertencia a São Vicente do Sul.
            O estabelecimento, que era denominado “Grupo Escolar de Cacequi” funcionou em prédio cedido até 1941, quando foi construído o prédio atual. Teve como primeiros diretores: Moreno Bugre, Lívio da Fonseca Prates e Eulália Irion.
            Em 30 de setembro de 1941 passou a chamar-se Grupo Escolar Marechal Hermes da Fonseca através do decreto de Denominação nº 343. Em 20 de maio de 1949 foi criado o Círculo de Pais e Mestres de Escola, com posse de diretoria, cujo primeiro presidente foi Ary Lagranha Domingues.
Teve visitas célebres, destacando-se em 1931 o Inspetor Federal Escolar, Senhor Teófilo Azambuja. Em 1941 coloca-se em destaque a assinatura no Livro de Visitas, das Princesas Maria Francisca de Orleans e Bragança e Tereza Maria de Orleans e Bragança; do Príncipe Alexandre Crastogner, a Senhora Priscilla Stern Temple da Embaixada Americana no Rio de Janeiro.
            Na história deste estabelecimento destacou-se pela dedicação à obra educativa a diretora Ethel Zimmermann Callegaro. O maior período foi o da diretora Lúcia leitão de Carvalho – 1946 – 1952.
            Pelo Decreto de Reorganização nº 28224, de 05/02/1979, a escola passou a chamar-se Escola Estadual Marechal Hermes da Fonseca- 1ª a 4ª Série, depois Escola Estadual de 1º Grau Incompleto Marechal Hermes da Fonseca. Hoje, pela Portaria de Alteração de Designação nº 7, D.O. 01/03/2001, é chamada Escola Estadual de Ensino Fundamental Marechal Hermes da Fonseca.
            Foi nesta escola que se formou o primeiro Grupo de Escoteiros – Potiguara-, durante o funcionamento do chamado Ginásio Cacequiense. Houve muitas mudanças e transformações na escola.
            Em 08/04/1985, pela Portaria 5711, foi autorizado o funcionamento de uma Classe Especial para o atendimento de deficientes mentais educáveis, sendo atendida pela Professora Rosangela Santos Cardoso. Conforme Resolução nº 161/82 e Parecer nº 111/82 do Conselho estadual de Educação e Informação nº 4345/84, foi autorizado o funcionamento de uma classe de Jardim de Infância Nível B.
            A Classe especial foi desativada e em seu lugar, através do Parecer nº 11/99, passou a funcionar a primeira Sala de Recursos, atendida, primeiramente, pela professora Claudia Vieira Pereira. Hoje a referida sala é denominada AEE – Atendimento Educacional Especializado e é atendida por profissional especializado.
            A escola funcionava, até o ano de 2010, com turmas de Educação Infantil, 1ªa 5ª séries e EJA. No de ano de 2011 – deixou de oferecer turmas de EJA e 5ª séries, sendo que, de acordo com as novas normas e mudanças na educação, passou a atender turmas do Ensino Fundamental de 9 Anos.
            Conforme a LDB 9394/96, o ensino fundamental e a Educação Infantil (pré-escola), devem ser de competência dos municípios. Durante o ano de 2011, manteve-se a educação Infantil devido a insistência através de reuniões com órgãos administrativos do município, documentos enviados à Coordenadoria, além da união entre pais e professores que se engajaram numa campanha para que a escola continuasse a oferecer esta modalidade de ensino. Porém, a partir de 2012, a escola deixou de oferecer esta modalidade.
 Muitas mudanças ocorreram  nesses 83 anos da escola  e reformas foram feitas, entre elas: área coberta; Quadra Poliesportiva; acesso para cadeirantes; refeitório melhor equipado; laboratório de Informática; Pracinha de Brinquedos, entre outras que tornam o trabalho mais eficiente e de melhor qualidade.
Na busca de uma educação de qualidade, os servidores e professores estão sempre se atualizando e buscando alternativas para os alunos e pais encontrem  na escola motivos para que a mesma se mantenha atuando dentro da comunidade, formando pessoas capazes e críticas, trabalhando a educação em todos os seus sentidos.

            Sua equipe diretiva, atualmente, é composta pelos seguintes elementos:

Diretora – Professora Rosení de Fátima Caurio Carvalho
Vice-Diretora – Professora Evângela Maria Fantinel Soares
Coordenadoras: Manhã – Valéria de Almeida Savian
                         Tarde: Maristela Dotto Sonego
Orientadora Educacional: Professora Sinara  Abreu Dallanora

Conta, ainda com o seguinte Quadro de Pessoal:

Agente Educacional II-Administração – Rossana dos Santos Barcellos, a qual conta com o auxílio da Professora Margarida da Silva Rosso
Agente Educacional I –Alimentação – Dilma Salvador da Silva e Luiza Solange Melo
Agente Educacional I-Infra Estrutura – Vera Lucia Ortiz Pinheiro e Luiz Antonio Rodrigues Sauzem
Auxiliar de Biblioteca: Professora Mara Rosane Silva de Lima
Laboratório de Informática: Professor Mário Dantas Cunha
Sala de Recursos: Professora Ariani Medianeira de Oliveira Carilo que faz seu atendimento duas vezes na semana, vindo de santa Maria-RS.
A escola conta ainda, com o apoio do Conselho Escolar e CPM.

Salas de Aulas:

1º Ano – 11 – Rosimeri Flores Araújo
1º Ano – 12 – Valéria de Almeida Savian
2º Ano-  21  - Mara Rosane Silva de Lima
2º Ano – 22 – Evângela Maria Fantinel Soares
3º Ano – 32 – Mírian Raquel de Andrades Ávila
3º Ano – 31 – Lisangela da Silva Rosso
4º Ano – 41 – Ivanir Martins Lemos
4º Ano – 42 – Maristela Dotto Sonego
5º Ano – 51 – Cledi Rodrigues Siqueira
5º Ano – 52 – Rosangela Medianeira Ilha Dias

A Escola tem como Filosofia: “A Escola Estadual de Ensino Fundamental Marechal Hermes da Fonseca tem como compromisso permitir a participação de toda a comunidade escolar, atuando de forma aberta e democrática e procurando formar indivíduos críticos, dinâmicos e capazes, a fim de que possam construir seu próprio conhecimento dentro dos valores éticos, morais, de justiça e fraternidade para atuarem numa sociedade em constante mudança”.
O objetivo do estabelecimento é: Desenvolver o processo de planejamento para que haja o compromisso de todos os envolvidos com o ato educativo, construindo uma escola voltada para a valorização do pedagógico do nosso aluno como um todo, procurando desenvolver seu potencial como agente da transformação social, tendo a escola como um espaço de elaboração de inovações constantes, integrando assim, a ação coletiva de todos os segmentos da comunidade escolar, adquirindo desta forma um significado democrático, participativo e social.
Muitos professores passaram por esta escola e formaram muitos dos cidadãos deste município. Esses educadores deixaram muitos ensinamentos e, enquanto aqui estiveram, marcou sua passagem com o apoio, o carinho e o compromisso com a educação dos alunos e o respeito a cada elemento da escola.
Segundo algumas entrevistas com ex-alunos e pessoas que fizeram parte da história da escola, a mesma se constitui um marco na vida de muitos cacequienses, pois dela saíram profissionais competentes e atuantes em diversos lugares desse Brasil. Há 83 anos, a escola vem escrevendo história no município, por isso é inevitável que sua história se funda com a história de Cacequi.
De acordo com pessoas que estudaram e que hoje fazem parte do quadro de pessoal da escola, o prédio que se vê é o mesmo, porém com algumas modificações, pois foi necessário adaptá-la às exigências sociais e políticas. Contam que parte do mesmo era de madeira, apenas o primeiro pavilhão (frontal) era de alvenaria. Com o tempo foi se transformando no prédio que podemos ver hoje.

Atualmente, a escola trabalha pela inclusão de todos através de uma educação de qualidade, buscando parcerias que atendam as necessidades tanto dos alunos quanto daqueles que ali trabalham. São realizadas atividades que se traduzem em aprendizagem e cultura, envolvendo seus alunos para uma participação coletiva.

Esta é a Escola Marechal Hermes (fachada)

Atual Diretora e Vice-Diretora  (Dia da Posse de Diretores – 2012)


 Retornando das férias


 Uma das atividades realizadas pelos alunos

O grupo composto por “Rodolfo, Ana Augusta, Éder e Rafael”, agradece a dedicação e a parceria da diretora Rosení e da secretária Rossana, assim como da equipe docente, discente e comunidade que fizeram e fazem a história do “Marechal Hermes” por colaborarem com a  pesquisa que servirá como documento do Blog da turma de Matemática – Polo Cacequi.


REFERÊNCIAS: Entrevista com a comunidade escolar, histórico da escola e http://marechalhermesdafonseca.blogspot.com/  - acessado em 10 de novembro de 2013.


4 comentários:

  1. Olá pessoal!
    Está bem interessante a postagem do grupo, gostei da introdução, mas gostaria de deixar alguns questionamentos:
    Gostei das imagens, mas penso que vocês poderiam ter colocado também imagens antigas de ex diretores, ex professoras,ex alunos, para melhor visualizarmos a evolução da escola.
    Poderiam ter colocado ainda entrevistas com ex professores, ex diretores e ex alunos.
    Quais as aprendizagens ocorridas após a realização dessa pesquisa?
    Abraços.
    Fabiane

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  2. Olá colegas,
    Eu fui aluna desta escola no período do pré-escolar até a quarta série, conheço bem o trabalho realizado pelos professores e educadores desta instituição de ensino, pois visa em primeiro lugar à realização de um trabalho voltado para a educação de uma sociedade participativa e de qualidade, trabalhando em parceria com os pais, buscando uma aprendizagem significativa na educação dos alunos.

    Aluna: Angela Ambrós
    Pólo: Cacequi

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  3. Parabéns aos colegas que tiveram a iniciativa de pesquisar sobre a escola Hermes Marechal Hermes da Fonseca. Escola essa que tem história no município de
    Cacequi. Sendo esse estabelecimento de ensino que teve uma evolução cada vez mais nessa trajetória. Sirlei Bassan

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  4. Usei as salas de aula do "Hermes" quando fazia o curso Ginasial na década de 60, início de 70. Lembro dos pés enormes de Uva do Japão, que meus amigos gostavam e eu sempre detestei rsrs.

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