domingo, 27 de outubro de 2013


A inclusão do aluno surdo no ambiente escolar

Componentes do Grupo: Franciele Rodrigues, Priscila Lanes, Franciéle Mara e Keli Salvador.

Esta pesquisa tem por objetivo investigar a inclusão de alunos surdos na escola estadual Nossa Senhora das Vitorias, CNPJ: 92941681/0009-68 localizada na rua Rui Barbosa, 130 vila Candido na cidade de Cacequi RS, atualmente representada pela diretora Lenara Braga Ribeiro, onde teve como instrumento de pesquisa uma entrevista semi-estruturada realizada com a equipe diretiva da escola, todavia de acordo com os relatos foi possível investigar não apenas o acesso e acessibilidade dos alunos surdos na sala regular de ensino, mas também em que condições os professores trabalham para atender as necessidades educacionais desses alunos, e quais recursos dispõem para trabalhar com os mesmos.

              

Figura 1 e 2: Língua Brasileira de Sinais

A escola investigada não possui alunos com deficiência auditiva, mas sim dois alunos que possuem infecção nos ouvidos, esses alunos não possuem conhecimento sobre a língua brasileira de sinais. Essa instituição escolar não possui profissionais como tradutor/Intérprete capacitados para trabalhar com o educando em sala de aula. No entanto os professores possuem conhecimentos básicos sobre a língua brasileira de sinais.

Após realizarmos a pesquisa foi possível perceber que os professores em sua grande maioria não estão preparados para atender as necessidades educacionais desses alunos com surdez em sala de aula, no entanto, o poder público garante ao surdo o acesso à escolar regular, porém nem sempre a inclusão acontece, pois faltam profissionais capacitados para atender esses alunos que necessitam de atendimento diferenciado. Segundo a Instituição de ensino muitas vezes a família não comunica a escola sobre as condições especiais dos alunos, porém na maioria das vezes a escola identifica o problema e toma as devidas providências para auxiliar os estudantes. Sabe-se da importância da participação dos pais no processo ensino-aprendizagem dos seus filhos, pois a família desempenha um papel fundamental no processo de adaptação da criança à escola: ela deve conversar com a professora e com a equipe escolar, orientando sobre como tratar a criança, seus limites e potencialidades.


3 comentários:

  1. Boa tarde,
    Sou a tutora de Libras a distância – Rubia.
    Gostaria que vocês me esclarecessem uma dúvida, estes dois alunos que tem “infecção nos ouvidos” eles escutam alguma coisa? Não entendi muito bem esta colocação.

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    1. Olá professora Rubia
      Segundo a direção da escola, esses alunos não são deficientes auditivo, pois eles conseguem ouvir normalmente com a ajuda de aparelhos auditivos.

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  2. Olá alunas.
    Sou a Fabiane, tutora à distância da equipe dos blogs.
    Gostei muito do texto de vocês, mesmo que a escola não tenha no momento nenhum aluno surdo, os professores que atuam nesta escola sabem o básico de LIBRAS.
    Penso que vocês poderiam ter abordado no texto ações que o Municipio de Cacequi desenvolve em relação a Educaçõa de Surdos.
    Abraços
    Fabiane.

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