A inclusão do aluno surdo no ambiente escolar
Componentes do Grupo: Franciele Rodrigues, Priscila Lanes,
Franciéle Mara e Keli Salvador.
Esta pesquisa tem por
objetivo investigar a inclusão de alunos surdos na escola estadual Nossa
Senhora das Vitorias, CNPJ: 92941681/0009-68 localizada na rua Rui Barbosa, 130
vila Candido na cidade de Cacequi RS, atualmente representada pela diretora
Lenara Braga Ribeiro, onde teve como instrumento de pesquisa uma entrevista semi-estruturada
realizada com a equipe diretiva da escola, todavia de acordo com os relatos foi
possível investigar não apenas o acesso e acessibilidade dos alunos surdos na
sala regular de ensino, mas também em que condições os professores trabalham
para atender as necessidades educacionais desses alunos, e quais recursos dispõem
para trabalhar com os mesmos.
Figura 1 e 2: Língua Brasileira de Sinais
A escola investigada não
possui alunos com deficiência auditiva, mas sim dois alunos que possuem
infecção nos ouvidos, esses alunos não possuem conhecimento sobre a língua brasileira
de sinais. Essa instituição escolar não possui profissionais como tradutor/Intérprete
capacitados para trabalhar com o educando em sala de aula. No entanto os
professores possuem conhecimentos básicos sobre a língua brasileira de sinais.
Após realizarmos a
pesquisa foi possível perceber que os professores em sua grande maioria não estão
preparados para atender as necessidades educacionais desses alunos com surdez
em sala de aula, no entanto, o poder público garante ao surdo o acesso à
escolar regular, porém nem sempre a inclusão acontece, pois faltam
profissionais capacitados para atender esses alunos que necessitam de atendimento
diferenciado. Segundo a Instituição de ensino muitas vezes a família não
comunica a escola sobre as condições especiais dos alunos, porém na maioria das
vezes a escola identifica o problema e toma as devidas providências para
auxiliar os estudantes. Sabe-se da importância da participação dos pais no
processo ensino-aprendizagem dos seus filhos, pois a família desempenha um papel fundamental no processo de adaptação da
criança à escola: ela deve conversar com a professora e com a equipe escolar,
orientando sobre como tratar a criança, seus limites e potencialidades.
Boa tarde,
ResponderExcluirSou a tutora de Libras a distância – Rubia.
Gostaria que vocês me esclarecessem uma dúvida, estes dois alunos que tem “infecção nos ouvidos” eles escutam alguma coisa? Não entendi muito bem esta colocação.
Olá professora Rubia
ExcluirSegundo a direção da escola, esses alunos não são deficientes auditivo, pois eles conseguem ouvir normalmente com a ajuda de aparelhos auditivos.
Olá alunas.
ResponderExcluirSou a Fabiane, tutora à distância da equipe dos blogs.
Gostei muito do texto de vocês, mesmo que a escola não tenha no momento nenhum aluno surdo, os professores que atuam nesta escola sabem o básico de LIBRAS.
Penso que vocês poderiam ter abordado no texto ações que o Municipio de Cacequi desenvolve em relação a Educaçõa de Surdos.
Abraços
Fabiane.