terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Seja por meio do celular, computador ou tv via satélite,as diferentes tecnologias já fazem parte do dia a dia dos alunos e professores. Contudo, fazer com que essas ferramentas de fato auxiliem o ensino e a produção de conhecimento em sala de aula não é tarefa fácil, exige treinamento dos professores.
No contexto escolar atual é impensável fazermos algumas tarefas sem a ajuda do computador. Puilhas de cadernos, agendas, planilhas de papel foram substituídas por arquivos no computador, que facilitam o fechamento de notas, o controle de presenças, a expedição de históricos escolares, etc. Provas são ricamente elaboradas com o uso de softwares, internet e editores de textos. Chega um momento em que alguns recursos tecnológicos deixem de ser imprescindível apenas no administrativo e passe a ocupar o lugar onde será mais útil e mais ricamente aproveitada: a sala de aula.
É importante que haja não apenas uma revolução tecnológica nas escolas. É necessária a revolução na capacitação docente. Utilizar o computador em sala de aula é o menor desafio do professor:utilizar o comutador de forma a tornar a aula mais envolvente, interativa, criativa e inteligente é parece realmente preocupante.

Nesse sentido, é fundamental que a metodologia utilizada seja pensada em conjunto com os recursos tecnológicos que a modernidade oferece. O filme, a lousa interativa, o computador, etc, perdem a validade se não se mantiver o objetivo principal: a aprendizagem.
Grupo: Rodolfo, Ana Augusta, Eder e Rafael

4 comentários:

  1. Boa noite!
    Pessoal boa parte da introdução que vocês fizeram e o mapa conceitual na íntegra é plágio, já que o grupo não postou as devidas referências do trabalho. Além do que o mapa deveria ser uma criação própria, o mesmo mapa do grupo consta no link: http://virginiatheil.blogspot.com.br/2010/07/mapa-conceitual-tecnologias-na-educacao.html acessado hoje as 20:28. Lamento mas conforme orientações para correção este trabalho não será considerado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, professora, realmente pesquisamos o mapa, mas tentamos colocar nosso entendimento. Vamos refazer e postar novamente, inclusive a introdução.

      Excluir
  2. Professora, li o seu comentário sobre a postagem do grupo, pude perceber que o objetivo de vocês era que lêssemos o material e confeccionássemos um mapa conceitual expondo nosso entendimento sobre o assunto, é claro que não poderíamos fugir do tema proposto, mas constatei que esta postagem foi com o intuito de nos fazer perceber a importância do uso da tecnologia na aprendizagem.
    Adriana de Souza

    ResponderExcluir
  3. Adriana é exatamente como pensaste, desde que o mapa fosse uma criação de cada grupo com as percepções/conceitos que haviam estudado, o que não poderia ocorrer é postar algo pronto que não foi o grupo que criou...

    ResponderExcluir