Geometria
Analítica
Um
pouco da história
O caminho da geometria analítica foi cruzado
por vários matemáticos que contribuíram para o seu aperfeiçoamento.
O século XVII foi sem dúvida um dos mais
importantes para a matemática. A Europa respirava, nessa época, um
protestantismo marcante e procurava preservar os impérios ultramarinos.
Enquanto isso a França nos brindava com a obra La géométrie, de René Descartes
(1596 – 1650).
Embora a moderna Geometria Analítica não
tenha grandes semelhanças com a La géométrie, podemos dizer que Descartes foi
seu introdutor. A grande engenhosidade de seu trabalho foi traduzir um problema
geométrico numa equação algébrica.
O caminho percorrido pela Geometria Analítica
foi cruzado por matemáticos que contribuíram para o seu aperfeiçoamento. Esse é
o caso de Frans Van Schooten(1615-1660), matemático holandês que publicou uma
versão para o latim da obra de René Descartes, tornando-a conhecida. Também Newton
foi responsável por esse desenvolvimento, ao sugerir novos tipos de sistemas de
coordenadas e fazendo anotações sobre as cúbicas.
Segundo alguns historiadores, o conhecimento
sobre as secções cônicas tem seu marco inicial com Menaecmus, que viveu por
volta de 350 a.C. Porém, é inegável que As cônicas, tratado sobre as curvas
escrito por Apolônio de Perga (262 a 190 a.c), teve o mérito de reunir todas as
informações anteriores.
A partir daí, Apolônio deixou claro que a parábola,
elipse e hipérbole são três espécies de secções cônicas que podem ser obtidas
de um cone duplo, apenas variando a inclinação do plano de secção.
No estudo da geometria analítica é possível perceber
que as figuras geométricas podem ser analisadas através de elementos e processos
algébricos. Portanto a Geometria
Analítica ocupa lugar de destaque como ramo da matemática, pois relaciona Álgebra
com Geometria. Problemas geométricos podem ser resolvidos por métodos
algébricos, muitas vezes simples, ou propriedades algébricas podem ser
facilmente verificadas geometricamente.
No ensino médio trabalha-se a geometria analítica
de forma bastante intensa onde são estudados os seguintes conteúdos:
·
Pontos: distância, ponto médio e
alinhamento de três pontos;
·
Reta: equação e estudo dos coeficientes,
problemas lineares;
·
Ponto e reta: distância;
·
Circunferência: equação;
·
Reta e circunferência: posições relativas;
·
Cônicas: noções, equações, aplicações;
REFERÊNCIAS: DA SILVA, Claudio Xavier, BARRETO, Benigno Filho. Matemática aula por aula. -2.ed.renov.- São Paulo: FTD, 2005.-( Coleção matemática aula por aula).
Postagem: Franciele Rodrigues
Olà,
ResponderExcluirGostei da introdução sobre o tema Geometria Analítica, relembrar a história deste conteúdo sempre é muito importante.
Será que essa história é relembrada na sala de aula pelo professor?
Como eram as aulas de Geometria na época em que eram estudantes?
Como futuras professoras, como pensam em introduzir, explicar esse conteúdo aos alunos?
Att Fabiane
Olá professora Fabiane, infelizmente a história da geometria muitas vezes não é lembrada em sala de aula, no entanto considero de suma importante que os alunos possam conhecer um pouco sobre a história da geometria analítica, na época da escola em que estudei a geometria, não lembro de ter estudado sobre a sua história, porém como futura professora penso em introduzir o conteúdo de maneira bastante clara, para que o educando possa compreender o ensino da geometria de forma bastante satisfatória.
ResponderExcluirFranciele Rodrigues.
Polo: Cacequi