GEOMETRIA ANALITICA
Em
qualquer ciência, o entendimento de um objeto de estudo é facilitado quando
representamos por mais de um registro (desenhos, equações e símbolos) e
transmitidos por esses registros, de modo que a carência de um seja suprimida
por outro.
Um
exemplo notável dessa prática é a geometria analítica, concebida pelo
matemático francês Rene Descartes (1596 – 1650). Em 1637, Rene publicou o livro discurso do método no qual
visa conduzir a razão e procurar as verdades
nas ciências.
A
maior intenção do autor era expor a visão racionalista sobre a ciência marcada
pela experimentação, buscando claro uma matemática com suas proposições
convincentes de método geral em qual o pensamento seja capaz de facilitar as
descobertas e as verdades de ciências.
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Naquela
época apenas a astronomia e mecânica eram consideradas ciências naturais com
certo grau de coerência, porque as mesmas utilizavam a matemática como chave de
compreensão. Desta maneira a matemática passou a ser considera da à rainha das
ciências.
No
terceiro do seu livro La Geometrie busca
simplificar a geometria analítica, unificando a álgebra e a geometria. As
figuras geométricas passaram a ser representadas no plano cartesiano,
exemplificando os eixos ordenados e perpendiculares, de tal forma que cada
ponto do plano é identificado por um par ordenados de números reais e vice –versa.
A
utillização do método cartesiano contribui definitivamente para o progresso das
ciências. As representações cartesianas de fenômenos de um doente, ou
oscilações dos valores das ações das ações das bolsas, que nos permitem
avaliar, por um exame simples de curvas representadas nos sistema de eixos,
coordenados, a marcha de transformações e prever o desenvolvimento, com certa
precisão, mostram, entre outros métodos de Descartes para o desenvolvimento dos
conhecimentos humanos.
A
seguir alguns exemplos onde aplicamos a geometria analítica
·
Sistema
cartesiano ortogonal –formado por dois eixos perpendiculares entre si.O eixo X e Y.Os
eixos se cruzam no ponto O. Exemplo: O ponto O à origem das coordenadas à
origem das coordenadas do plano cartesiano.
·
Interpolação Linear – permite estimar valores intermediários às observações
realizadas na experiência, por meio do conceito de colinearidade de pontos.
ATIVIDADES:
·
Construa um gráfico correspondente a tabela,do
numero de bactérias em função do tempo
·
Para encontrar um valor intermediário entre dois
pontos, consideramos que um segmento de reta
une esses dois pontos . Assim,ligue os pontos A (5,190)e B (6,275)

Professora houve equivoco, pois outra colega postou esta matéria do Blog na segunda- feira, estou tentando excluir uma das cópias e não consigo, se houver algum recurso que possa ser usado, então para a exclusão de uma das páginas por favor me indique. E também ficou o trabalho sem nome, que os componentes são Marta Regina Dias Ferreira, Sônia Ziane, Sirlei Bassan e Luciele Rodrigues.
ResponderExcluirE também os principais exemplos deste material aparece em branco, ficando o material diferente do que foi escrito. Marta Regina Dias ferreira.
ResponderExcluirOlá meninas,
ResponderExcluirRealmente a postagem esta um tanto confusa, vou tentar ver como pode ser feita essa exclusão.
Att Fabiane
Aguardamos então a solução e uma chance de refazer a matéria, porque foi feito o material, só deu problema de postar.
ResponderExcluirObrigada.
Marta.
Professora quanto ao blog 4, é para construir um mapa conceitual coletivo do grupo e a segunda parte escolher um mapa conceitual de outro grupo e comentar?
ResponderExcluirOu fazer comentário do mapa conceitual do grupo.
Marta.
Polo Cacequi.
Olá Marta,
ResponderExcluirConversei com a coordenação sobre a postagem do blog 3, e a resposta foi que vocês até podem excluir essa postagem e tentar postar outro, mas irão perder pontuação por atraso.
Att
Fabiane