segunda-feira, 9 de dezembro de 2013


GEOMETRIA ANALITICA

                Em qualquer ciência, o entendimento de um objeto de estudo é facilitado quando representamos por mais de um registro (desenhos, equações e símbolos) e transmitidos por esses registros, de modo que a carência de um seja suprimida por outro.

                Um exemplo notável dessa prática é a geometria analítica, concebida pelo matemático francês Rene Descartes (1596 – 1650). Em 1637, Rene  publicou o livro discurso do método no qual visa conduzir a razão e procurar as verdades  nas ciências.

 

                A maior intenção do autor era expor a visão racionalista sobre a ciência marcada pela experimentação, buscando claro uma matemática com suas proposições convincentes de método geral em qual o pensamento seja capaz de facilitar as descobertas e as verdades de ciências.

 


 


                Naquela época apenas a astronomia e mecânica eram consideradas ciências naturais com certo grau de coerência, porque as mesmas utilizavam a matemática como chave de compreensão. Desta maneira a matemática passou a ser considera da à rainha das ciências.

                No terceiro do seu livro  La Geometrie busca simplificar a geometria analítica, unificando a álgebra e a geometria. As figuras geométricas passaram a ser representadas no plano cartesiano, exemplificando os eixos ordenados e perpendiculares, de tal forma que cada ponto do plano é identificado por um par ordenados de  números reais e vice –versa.

                A utillização do método cartesiano contribui definitivamente para o progresso das ciências. As representações cartesianas de fenômenos de um doente, ou oscilações dos valores das ações das ações das bolsas, que nos permitem avaliar, por um exame simples de curvas representadas nos sistema de eixos, coordenados, a marcha de transformações e prever o desenvolvimento, com certa precisão, mostram, entre outros métodos de Descartes para o desenvolvimento dos conhecimentos humanos.

                A seguir alguns exemplos onde aplicamos a geometria analítica

·         Sistema  cartesiano ortogonal –formado por dois eixos  perpendiculares entre si.O eixo X e Y.Os eixos se cruzam no ponto O. Exemplo: O ponto O à origem das coordenadas à origem das coordenadas do plano cartesiano.

·         Interpolação Linear – permite  estimar valores intermediários às observações realizadas na experiência, por meio do conceito de colinearidade de pontos.

ATIVIDADES:

·         Construa um gráfico correspondente a tabela,do numero de bactérias em função do tempo

·         Para encontrar um valor intermediário entre dois pontos, consideramos que um segmento de reta  une esses dois pontos . Assim,ligue os pontos A (5,190)e B (6,275)

3 comentários:

  1. Bom dia!!!

    Percebi que todas nós nos deparamos com o grande matemático Rene Descartes, mas mérito não foi apenas dele. A Geometria, como ciência dedutiva, foi criada pelos gregos, mas como não eram muito bons em álgebra foi Descartes com a ajuda de outro francês Pierre de Fermat realizaram a fusão entre "Geometria e Álgebra".

    O curioso disso é que os dois eram graduado em Direito e nenhum deles matemáticos profissionais, a motivação para esse feito foi o amor de um e para o outro foram por razões filosóficas.

    Mas podem ler em minha postagem pois contei um pouco da historia da "Geometria Analítica"
    Adriana
    Polo de Cacequi

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  2. Olá meninas,
    Vejo que realizaram uma pesquisa histórica, o que é muito importante, porem esqueceram de colocar a bibliografia que utilizaram como pesquisa e isso caracteriza plágio.
    Também aproveito para fazer alguns questionamentos, como a falta de exemplos práticos, o comentário de vocês referente a abordagem desse conteúdo em sala de aula atualmente.
    Quando citam atividades, penso que poderiam ter desenvolvido para melhor ilustrar a página.
    Att Fabiane

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  3. Olá colegas,

    Bem interessante a pesquisa de vocês,como podemos observar o gênio da matemática, Descartes, trouxe várias contribuições para o desenvolvimento da ciência e da matemática, relacionando a Álgebra com a Geometria, resultando na criação do Plano Cartesiano.

    Aluna: Angela Ambrós
    Pólo: Cacequi

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