Postagem do Grupo: Adriana de Souza, Angela Ambrós, Cleiva Silveira, Lucena Guerim.
1.
Nesta região as escolas tem inclusão de alunos surdos? Ou há escolas com
atendimento específico para surdos? Ou outras instituições prestam este
atendimento?
Não há inclusão de alunos surdos nas
escolas municipais e estaduais neste município, Cacequi.
Sim, existe uma escola
específica, esta instituição que trabalha com alunos surdos e com outras
deficiências chama-se “Escola Raio de Sol”.
2.
Quantos alunos surdos estudam nesta instituição? Qual é tipo de surdez (Surdo,
Deficiente Auditivo ou Surdo Oralizado)?
Na Escola Municipal Duque de
Caxias, não há alunos surdos.
3.
Estes alunos sabem a Língua Brasileira de Sinais - Libras? Onde aprenderam?
Os alunos que estudam na Escola
Duque de Caxias, não tem conhecimento sobre a Língua Brasileira de Sinais.
4.
Na sala de aula, o aluno surdo tem o profissional Tradutor/Intérprete de Língua
Brasileira de Sinais - Libras? Ou outros tipos de profissionais?
Não, pois não há alunos surdos na
instituição de ensino Duque de Caxias.
5.
Há professores nesta instituição que sabem a Língua Brasileira de Sinais -
Libras?
Sim, pois os profissionais da
área da educação devem estar preparados para trabalhar com alunos com deficiência, inseridos na escola
regular, promovendo e facilitando a interação do mesmo. A diretora, Marta, faz
questão que os professores da instituição tenham conhecimento e domínio sobre a
Língua Brasileira de Sinais.
Aprendendo a contar na Língua
Brasileira de Sinais - Libras
6.
Após este levantamento o grupo deve analisar a situação da inclusão do surdo
nas escolas da região levando em consideração questionamentos como: O poder público
tem garantido condições de acesso e aprendizagem aos alunos surdos? Como a
comunidade (família, escola, ONGs, entidades religiosas) atua para amparar o
surdo na região/cidade? Os professores estão preparados para atender alunos
surdos?
Podemos concluir que há muito
trabalho em relação à inclusão de alunos surdos em escolas regulares, o poder
público ainda não está dando a devida importância para que esta situação
mude.
Não há
conscientização sobre este fato importante para a inclusão de crianças, jovens
e até mesmo adultos na sociedade como um todo, ou seja, cada indivíduo,
com ou sem deficiência, é um ser único e especial, capaz de aprender,
socializar e produzir algo.
Sim, existem alguns profissionais
que estão preparados, mas ainda há muito trabalho a ser realizado no sentido de
qualificar estes profissionais para que trabalhem com inclusão de alunos surdos
nas instituições de ensino regular.
Boa tarde,
ResponderExcluirSou a tutora de Libras a distância – Rubia.
Vocês foram bem objetivos na apresentação da pesquisa, seria interessante vocês apresentarem os dados encontrados em forma de texto.
Cabe ressaltar que existem muitas leis que discorrem sobre a inclusão social, escolar, entre outras. O que ocorre é que na prática muitas vezes elas não se efetivam. Cabe a nós cidadãos reivindicar pelo cumprimento das mesmas.
Com certeza, a formação dos profissionais da educação deve ser continua.
Questiono vocês: O que vocês acreditam ser necessário para atender com qualidade um aluno surdo?
Boa tarde,
ResponderExcluirPara atender um aluno surdo com qualidade, é preciso qualificar profissionais e cobrar das instituições que seja efetivada de fato a inclusão, ou seja tirar do papel e passar para a ação....
Acredito que o caminho é este.
Olá alunos,
ResponderExcluirSou a Fabiane, sua tutora à distância da equipe dos blogs.
Como a colega Rúbia mencionou, o grupo foi muito objetivo em responder as questões, penso que vocês poderiam ter respondido as questões em forma de um texto, podiam ter mencionado as leis que amparam a Educação de Surdos, bem como o que o Municipio de Cacequi propõem como ações para melhor atender esse público.
Abraços
Fabiane
Boa Tarde,
ResponderExcluirAcredito que para atender com qualidade um aluno surdo é necessário que haja profissionais capacitados e fiscalização no cumprimento da lei em todas as escolas públicas.
Aluna: Angela Ambrós
Pólo: Cacequi
Boa Tarde,
ResponderExcluirAcredito que para atender com qualidade um aluno surdo é necessário que haja profissionais capacitados e fiscalização no cumprimento da lei em todas as escolas públicas.
Aluna: Angela Ambrós
Pólo: Cacequi